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Como usar o marketing de conversão ao seu favor?

Quantas vezes queremos aumentar nossas vendas e procuramos X maneiras sem obter sucesso? Quantas vezes procuramos maneiras de ter ganhos maiores sem saber que a nossa solução é somente o marketing de conversão.

O QUE É MARKETING DE CONVERSÃO?

Esse termo é utilizado para definir um conjunto de estratégias usadas para converter usuários em leads e, posteriormente, em clientes. Basicamente, a conversão ocorre quando o usuário fornece seu contato ou realiza uma compra.

Caracteriza-se como lead aquele usuário que demonstrou algum nível de interesse em seu produto ou serviço. Geralmente, ele é classificado dessa forma após preencher um formulário para receber um material em seu site, assinar sua newsletter ou solicitar um orçamento. Ou seja, ele é um cliente em potencial.

Após conquistar o lead, o próximo passo é convertê-lo em cliente. No entanto, dependendo da sua área de atuação, esse processo é um pouco longo. É possível também que alguns usuários se tornem clientes sem passar por essa etapa, mas são exceções.

QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS?

Marketing de conteúdo

Você deve produzir conteúdos relevantes em seu blog para atrair usuários e fazê-los avançar de nível. É comum que o visitante caia de paraquedas em alguma de suas páginas e, após ler algumas publicações, crie interesse em algum dos seus produtos. Dessa forma, possivelmente ele informará seus dados para receber um conteúdo mais rico ou solicitará um orçamento.

E-mail marketing

O e-mail marketing é essencial para converter os leads em clientes. Geralmente, quando eles têm o primeiro contato com a empresa, ainda não estão prontos para a compra. Nesse caso, é preciso montar um fluxo de nutrição e enviar conteúdos para despertar cada vez mais seus interesses. Para que essa estratégia seja eficaz, você deve classificá-los em diferentes níveis e mandar e-mails segmentados.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados podem ser usados para diversos propósitos. Supomos que você tenha um curso online para bartenders, e decide disponibilizar um e-book grátis para aumentar a sua base de contatos.

Nesse caso, você pode criar um anúncio pelo Google AdWords e direcionar os usuários diretamente para a sua landing page (página de conversão) com a oferta. Para a venda, o processo é o mesmo, entretanto, você fará o direcionamento para a página de vendas do curso.

COMO MENSURAR A CONVERSÃO?

Existem diversas ferramentas de monitoramento para medir os resultados. Para saber o desempenho do seu site, por exemplo, você utilizará o Google Analytics. Basta ver o número de visitantes durante certo período e quantas conversões foram realizadas. Se 300 pessoas passaram pelo site e 15 entraram em contato, significa que a sua taxa de conversão foi de 5%.

As plataformas de anúncios, como o Google AdWords e Facebook Ads, possuem suas próprias ferramentas para fornecer esses relatórios. Não dá para dizer qual porcentagem é boa ou ruim, pois isso varia muito de acordo com o seu ramo de negócio.

Portanto, podemos concluir que estudar as melhores estratégias de marketing de conversão é imprescindível para quem deseja gerar mais negócios online. Você pode até divulgar banners com um design impecável em diversos sites, mas se essa ação não trouxer resultados, talvez o esforço não tenha valido a pena.

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